COMERCIO

Oportunidade e muito trabalho são as razões do sucesso da Sodiê

Maior franquia especializada em bolos do país tem em sua idealizadora, Cleusa Maria da Silva, um exemplo de superação

  A Sodiê Doces começou em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo, e hoje conta com mais de 280 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do país. Mas foi abraçando as oportunidades e com muito trabalho que a idealizadora da marca, Cleusa Maria da Silva, conseguiu levar seu empreendimento a esse patamar.

        Era o ano de 1997, e Cleusa estava, então, tendo a oportunidade de abrir seu negócio, ainda que muito tímido. Mas até chegar esse dia, as coisas foram bem difíceis para ela. De família pobre, Cleusa trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois como empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a oportunidade. A mulher do patrão fazia bolos para fora e, quando teve um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la, até que acabou por parar com a venda de bolos e deixou que Cleusa continuasse o negócio.  

        E foi fazendo bolo, que levava aos clientes a pé, e aprimorando a receita, com a ajuda de sua mãe, que Cleusa conseguiu abrir o pequeno espaço em Salto. Ali, logo colocaram à venda, também, as balas de leite Ninho cuja receita foi aprendida em um programa de TV. Juntou o sucesso das balas com o dos bolos, que foram ficando cada vez mais aprimorados, e o negócio foi crescendo. Quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro.

        Tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, foi abrindo outras lojas, em cidades próximas, como Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba. Dez anos e muito trabalho depois, a Sodiê Doces virou franquia, em 2007, termo que Cleusa nem sabia o que era quando um cliente a questionou sobre o assunto. Mas foi atrás para saber do que se tratava, fez cursos e pesquisas durante cinco anos e abriu a primeira, em São Paulo, pelas mãos justamente desse cliente.

        Atualmente a Sodiê Doces conta com mais de 280 lojas espalhadas pelo Brasil. Elas estão localizadas em 13 estados do país, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte e Ceará. E não vai parar por aí. Crescendo agora no Nordeste, o próximo alvo deverá ser o exterior.

        Compostos por mais de 90 variedades de sabores, os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. O cliente pode encomendar o bolo inteiro, que pode ser feito em cerca de uma hora, ou degustar na própria loja, que também trabalha com o sistema de fatias. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível. A Sodiê Doces também conta com a linha Zero Açúcar.

 

        Franquia – Para abrir franquia da Sodiê é preciso um aporte de R$ 440 mil e uma loja de pelo menos 180 m². Esse valor inclui capital de giro, investimento inicial e taxa de franquia (R$ 60 mil), mas não incluiu eventual compra de ponto. O retorno previsto para o investimento é de 24 a 36 meses. O pagamento de royalties (valor pago pelo uso da marca) é de 6%, e o fundo de propaganda, 1% (ambos sobre o faturamento bruto). 

 

 

Site: www.sodiedoces.com.br

Fanpage: www.facebook.com/sodiedocesoficial

 

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxOpera